Criação de peça de roupa a partir de roupa usada, segundo um processo de upcycling e de moda sustentável, inspirada na etnografia regional açoriana.
"A peça de vestuário produzida, a partir de outras peças sem grande valor artístico, tendo por base a ideia de "upcycling" de moda, um processo bastante atual, devido à sua preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente. O resultado final partiu da transformação de diversas peças que resultaram num único conjunto, constituído por saia e casaco.
O conceito do projeto partiu da etnografia regional dos Açores, abordando alguns pontos de certos trajes tradicionais, nomeadamente o grande capote da "Mulher do Capote" e o casaco dos trajes masculinos.
O principal objetivo foi adequar a obra a um público-alvo jovem e sem qualquer género específico. Com isso, reinterpretaram-se as tradicionais formas das roupas regionais de uma forma leve, sobre materiais comuns e atuais, com destaque para a ganga azul, que remete, por si só, no total da peça, para o azul do mar que rodeia as ilhas."
Comments