top of page

Manipulação de Imagem



Representação gráfica em imagem rasterizada, segundo conceitos como a manipulação com recurso a ferramentas digitais.


Para este trabalho, focado na captação de imagens digitais e respetiva manipulação no software de edição “Gimp”, optei por uma temática local, de proximidade, e em relação à qual procurei atribuir uma intenção crítica. Inspirado por uma crónica do segmento “Rua de Jesus”, na qual se criticam as políticas de urbanismo, cultura e ordenamento estético do centro histórico da minha cidade, decidi ilustrar, através de antíteses, essa mesma realidade.

Desta forma, para a produção das três imagens finais, desenvolvi uma saída na qual tive a oportunidade de percorrer muitas das artérias do centro histórico da Praia da Vitória, nas quais procurei fotografar as portas e janelas de traço tradicional e bastante específico da arquitetura do Ramo Grande.

As cores desses diferentes elementos, que organizam as três imagens, sobrepõem-se ao “látex” que cobre as montras dos espaços públicos, fechando as fachadas dos seus principais edifícios, como “tapumes” para a vida exterior da cidade. O rude ordenamento estético do nosso território, sobretudo ao nível do turismo, do desenvolvimento tecnológico e da habitação, é assim espelhado e ironizado, através da sua recuperação com elementos como as portas e janelas referidas que, em contraste com a estrutura desses edifícios, traduzem essa crítica.

Ao longo de todo o processo, apliquei todos os conceitos adquiridos ao longo das aulas, nomeadamente a importação de imagens, a remoção de fundos, o funcionamento das camadas, a ferramenta “mover” e “perspetiva”, o ajuste de luz e cor, e a exportação de ficheiros no software de código aberto apresentado.






43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page